O Corte do Bambu

 Era uma vez, no Japão antigo, um cortador de bambu chamado Taketori no Okina. Um dia, enquanto Taketori estava trabalhando na floresta, ele encontrou um misterioso e brilhante caule de bambu, que emitia uma luz dourada. Intrigado, ele cortou o caule e descobriu dentro dele uma pequena princesa, não maior do que sua pesquisa.



Taketori e sua esposa ficaram chocados e felizes com a descoberta. Eles cuidaram da pequena princesa, a quem chamaram de Kaguya-hime, e ela cresceu rapidamente, tornando-se uma das mulheres mais belas do mundo. Kaguya-hime também tinha habilidades e superiores, como tocar música que encantava a todos que ouviam.


A notícia da beleza e talento de Kaguya-hime foi reservada para todo o país, e muitos príncipes e nobres vieram pedir sua mão em casamento. No entanto, Kaguya-hime executou uma série de tarefas impossíveis para aqueles que a cortejavam, esperando que eles falhassem e os deixassem em paz.


Um dos pretendentes mais persistentes era o Imperador, que ficou profundamente apaixonado por Kaguya-hime. Ele aos invejosos presentes magníficos e fez promessas de amor eterno. Kaguya-hime, por sua vez, lhe deu suas tarefas cada vez mais difíceis, como trazer um galho de árvore cortado da floresta de um homem imortal.


Com grande determinação, o Imperador tentou cumprir a tarefa, mas logo verificou que era impossível. Ele estava desesperado por não conseguir o que Kaguya-hime havia pedido.


Kaguya-hime, por outro lado, não queria que o Imperador ou qualquer um de seus pretendentes sofresse. Ela sabia que sua verdadeira origem não era deste mundo e que em breve teria que retornar ao seu lar celestial na Lua.



Eventualmente, Kaguya-hime revelou sua verdadeira natureza ao que a cercavam e contornou a eles sobre sua partida iminente. A tristeza e a angústia encheram o coração de todos, e Kaguya-hime fez uma promessa solene.


Ela deu uma pílula mágica ao Imperador e pediu que ele levasse para um lugar alto, onde pudesse observar a Lua. Quando a Lua estava cheia e brilhante no céu, Kaguya-hime subiu ao topo da montanha. Lá, ela bebeu uma pílula mágica, que se transformou em um raio de luz e a transportou de volta para a Lua.


O Imperador e todos que a amavam ficaram tristes ao ver Kaguya-hime partir, mas sabiam que ela havia retornado ao seu lar celestial. Eles olharam para a Lua cheia e choraram, lembrando-se da princesa que uma vez conheceu a Terra.

A história de Kaguya-hime foi passada de geração em geração no Japão e se tornou uma das mais famosas lendas japonesas. Ela é conhecida como "A Princesa da Lua" e é celebrada na festa anual chamada "Tsukimi" ou "Festival da Lua". Kaguya-hime simboliza a beleza efêmera e a inevitabilidade da mudança na vida.


E assim, a história de Kaguya-hime nos lembra da beleza e da transitoriedade da vida, e como até mesmo nas partidas há um toque de magia e esperança.


Comentários